BEM VINDOS AO MEU BLOG!!!!

IDEIAS MIL BLOGSPOT

ATIVIDADES ESCANEADAS, PLANEJAMENTOS, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ARTESANATOS, DESENHOS E OUTRAS IDEIAS.









BEM VINDOS AO MEU BLOG!!!

sábado, 28 de março de 2009

desenhos para aula de artes




Planejamento

DISCIPINA: LÍNGUA PORTUGUESA 1º BIMESTRE 2009 PROFESSOR (A) : SONALE; EUNICE; CRUZINHA CICLO: ALFABETIZAÇÃO ANO: 3º

EIXOS TEMÁTICOS
CAPACIDADES
PRÁTICAS
FREQUENCIA
AVALIAÇÃO
· Desenvolvimento da oralidade
· Participar das interações cotidianas em sala de aula;
: Escutando com atenção e compreensão;
: Respondendo as questões propostas pelo professor;
: Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor.
· Realizar as atividades sugeridas pelo Guia do Alfabetizador e a também livro didático adotado
· Usar a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a variedade lingüística adequada.
· Quando necessário
· Concomitantemente a todos os outros trabalhos realizados na alfabetização; a oralidade deve ser avaliada num processo contínuo, observando todas as situações e que ela se evidencie, e observar se o aluno... (no guia do alfabetizador)
· Leitura
· Desenvolver atividades e disposições favoráveis à leitura;
· Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
· Proporcionar ao aluno a ampliação das possibilidades de leitura e também o reconhecimento das funções e usos dos textos na sociedade.
· Selecionar práticas do Guia do Alfabetizador adequada à turma;
· É importante garantir, ainda, o contato com diversos suportes e gêneros textuais;
· Utilizar a biblioteca para manuseio, leitura e empréstimos de livros aos alunos. Propor o trabalho com portadores de textos autênticos organizados em ordem alfabética (dicionários, agendas, lista telefônica) e como estes portadores são utilizados na vida.
· Diária
· Observar o envolvimento, a sedução e apropriação pelo aluno dos gêneros propostos
· Leitura
· Inferir o sentido de uma palavra ou expressar de um texto
· Apresentar textos em que:
: Tempo ocorre a narrativa “quando”;
: Identificar assunto global do texto.
· Habilidade de identificar a finalidade de texto de gênero familiar, no caso de um cartão de felicitação de aniversário, de pequena extensão, produzido por uma criança.
· Propor momento de leitura (organizar o cronograma)
· Dispor-se a ler os escritos que organizam o cotidiano da escola (cartazes, avisos, circulares, murais, normas gerais da escola e outros).
· Semanal
· Criar instrumentos de avaliação, onde possa ao final de cada trabalho de Leitura, anotar as observações tanto da turma como cada um dos alunos (ficha de leitura).
· Avaliar, também as atividades que foram propostas e sua pertinência.
· Apropriação do sistema da escrita
· Participar de jogos para reconhecer unidades fonológicas como silabas, rimas, terminação de palavras.
· Propor jogos de silabas
: Composição e decomposição de sílaba de palavras na fala e na escrita;
: Bingo, texto lacunado, colocação de palavras em ordem alfabética.
·
·
· Apropriação do sistema de escrita
· Dominar as relações entre grafemas e fonemas (regularidades e irregularidades ortográficas);
: Analisar combinações, significativas constituídas por prefixos e sufixos;
: Analisar vários grafemas para um som (s, z, ss, ç, etc);
: Analisar letras L. R, depois de consoantes(encontros consonantais);
: Analisar letra L no final das palavras;
: Analisar os “casamentos” comuns (BR, Cr, gl, ar, or, ir, etc);
: Analisar pontuações, letra maiúscula;
: Analisar o tempo verbal do texto;
: Substituir palavras por sinônimos e antônimos;formar palavras novas à partir de outras.
· Trabalhar com todas sugeridas pelo Guia do Alfabetizador
· Desenvolver
: Oficinas de variações Lingüísticas do repasse no Módulo 2;
: Realizar atividades propostas pela professora do livro didático do aluno;
: Para ampliar mais o trabalho desenvolvido assistir DVD de alfabetização 1,2,3,4 e 5.
· Sempre que produzirem uma escrita sistêmica;
· Semanal.
· Investigar e oferecer novas oportunidades de aprendizagem e novas estratégias de ensino;
· Observar os avanços fazendo anotações e registros individuais e coletivos;
· Avalie os pontos e serem retomados nas propostas de atividade.
· Compreensão, valorização da leitura e escrita.
· Dispor, ordenar e organizar a própria escrita de acordo com as convenções gráficas apropriadas;
· Compreender o uso da escrita com diferentes funções em diferentes gêneros;
· Produzir textos de cenas em quadrinhos coletivo e espontâneos.
· Produção coletiva (constuindo pequenos textos) do cotidiano do aluno;
· Práticas sugeridas pelo Guia do Alfabetizador;
· Utilizar outros suportes como: do livro didático, atividades mimeografadas e artes (dobraduras sugeridas do repasse das oficinas e jogos matemáticos)
· Sempre que produzirem textos.
· Combinar com a turma que somente sublinhe palavras que devem ser corrigidas (anotando seus erros);
· O aluno deverá voltar ao seu texto e fazer correção;
· Para estimular levar sempre as produções dos alunos para o mural, ser enviado a alguém ou colocado no caderno.
· Verificar participação de todos os alunos nos momentos de todas as atividades escritas.

Páscoa




Vejam só que gracinha, ficou esta sugestão para a Pácoa, usei latinhas de Massa de tomate e fiz o coelhinho à base de meia fina. Ficou um Chuchuzinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vi a latinha no blogg da Jacirinha e adaptei para a minha finalidade