BEM VINDOS AO MEU BLOG!!!!
IDEIAS MIL BLOGSPOT
ATIVIDADES ESCANEADAS, PLANEJAMENTOS, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ARTESANATOS, DESENHOS E OUTRAS IDEIAS.
ATIVIDADES ESCANEADAS, PLANEJAMENTOS, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ARTESANATOS, DESENHOS E OUTRAS IDEIAS.
BEM VINDOS AO MEU BLOG!!!
sábado, 4 de abril de 2009
ORGANIZE-SE
Como Escola é um lugar onde temos que trabalhar em equipe, acho que esta mensagem é muito boa.
Organize-se!!
Você abriu, feche.
Acendeu, apague.
Ligou, desligue.
Desarrumou, arrume.
Sujou, limpe.
Está usando algo, trate-o com carinho.
Quebrou, conserte.
Não sabe consertar, chame quem o faça.
Para usar o que não é seu, peça licença.
Pediu emprestado, devolva.
Não sabe como funciona, não mexa.
É de graça, não desperdice.
Não lhe diz respeito, não se intrometa.
Não sabe fazer melhor, não critique.
Não veio ajudar, não atrapalhe.
Prometeu, cumpra.
Ofendeu, desculpe-se.
Não lhe perguntei, não dê palpite.
Falou, assuma.
Seguindo estes preceitos, viverá melhor!
Organize-se!!
Você abriu, feche.
Acendeu, apague.
Ligou, desligue.
Desarrumou, arrume.
Sujou, limpe.
Está usando algo, trate-o com carinho.
Quebrou, conserte.
Não sabe consertar, chame quem o faça.
Para usar o que não é seu, peça licença.
Pediu emprestado, devolva.
Não sabe como funciona, não mexa.
É de graça, não desperdice.
Não lhe diz respeito, não se intrometa.
Não sabe fazer melhor, não critique.
Não veio ajudar, não atrapalhe.
Prometeu, cumpra.
Ofendeu, desculpe-se.
Não lhe perguntei, não dê palpite.
Falou, assuma.
Seguindo estes preceitos, viverá melhor!
quinta-feira, 2 de abril de 2009
domingo, 29 de março de 2009
Fantoches de vara
Fiz estes fantoches de vara com meus alunos, depois eles criaram uma historinha, apresentaram, passei também uma história pronta para eles poderem obsrvar o que fizeram e como é feito. Achei que alcancei o resultado esperado.
novos planejamentos
E. E. “DR. ALONSO MARQUES FERREIRA”
DISCIPINA: LÍNGUA PORTUGUESA 1º BIMESTRE 2009 PROFESSOR (A) : SONALE; EUNICE; CRUZINHA CICLO: ALFABETIZAÇÃO ANO: 3º
EIXOS TEMÁTICOS
CAPACIDADES
PRÁTICAS
FREQUENCIA
AVALIAÇÃO
· Desenvolvimento da oralidade
· Participar das interações cotidianas em sala de aula;
: Escutando com atenção e compreensão;
: Respondendo as questões propostas pelo professor;
: Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor.
· Realizar as atividades sugeridas pelo Guia do Alfabetizador e a também livro didático adotado
· Usar a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a variedade lingüística adequada.
· Quando necessário
· Concomitantemente a todos os outros trabalhos realizados na alfabetização; a oralidade deve ser avaliada num processo contínuo, observando todas as situações e que ela se evidencie, e observar se o aluno... (no guia do alfabetizador)
· Leitura
· Desenvolver atividades e disposições favoráveis à leitura;
· Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
· Proporcionar ao aluno a ampliação das possibilidades de leitura e também o reconhecimento das funções e usos dos textos na sociedade.
· Selecionar práticas do Guia do Alfabetizador adequada à turma;
· É importante garantir, ainda, o contato com diversos suportes e gêneros textuais;
· Utilizar a biblioteca para manuseio, leitura e empréstimos de livros aos alunos. Propor o trabalho com portadores de textos autênticos organizados em ordem alfabética (dicionários, agendas, lista telefônica) e como estes portadores são utilizados na vida.
· Diária
· Observar o envolvimento, a sedução e apropriação pelo aluno dos gêneros propostos
· Leitura
· Inferir o sentido de uma palavra ou expressar de um texto
· Apresentar textos em que:
: Tempo ocorre a narrativa “quando”;
: Identificar assunto global do texto.
· Habilidade de identificar a finalidade de texto de gênero familiar, no caso de um cartão de felicitação de aniversário, de pequena extensão, produzido por uma criança.
· Propor momento de leitura (organizar o cronograma)
· Dispor-se a ler os escritos que organizam o cotidiano da escola (cartazes, avisos, circulares, murais, normas gerais da escola e outros).
· Semanal
· Criar instrumentos de avaliação, onde possa ao final de cada trabalho de Leitura, anotar as observações tanto da turma como cada um dos alunos (ficha de leitura).
· Avaliar, também as atividades que foram propostas e sua pertinência.
· Apropriação do sistema da escrita
· Participar de jogos para reconhecer unidades fonológicas como silabas, rimas, terminação de palavras.
· Propor jogos de silabas
: Composição e decomposição de sílaba de palavras na fala e na escrita;
: Bingo, texto lacunado, colocação de palavras em ordem alfabética.
·
·
· Apropriação do sistema de escrita
· Dominar as relações entre grafemas e fonemas (regularidades e irregularidades ortográficas);
: Analisar combinações, significativas constituídas por prefixos e sufixos;
: Analisar vários grafemas para um som (s, z, ss, ç, etc);
: Analisar letras L. R, depois de consoantes(encontros consonantais);
: Analisar letra L no final das palavras;
: Analisar os “casamentos” comuns (BR, Cr, gl, ar, or, ir, etc);
: Analisar pontuações, letra maiúscula;
: Analisar o tempo verbal do texto;
: Substituir palavras por sinônimos e antônimos;formar palavras novas à partir de outras.
· Trabalhar com todas sugeridas pelo Guia do Alfabetizador
· Desenvolver
: Oficinas de variações Lingüísticas do repasse no Módulo 2;
: Realizar atividades propostas pela professora do livro didático do aluno;
: Para ampliar mais o trabalho desenvolvido assistir DVD de alfabetização 1,2,3,4 e 5.
· Sempre que produzirem uma escrita sistêmica;
· Semanal.
· Investigar e oferecer novas oportunidades de aprendizagem e novas estratégias de ensino;
· Observar os avanços fazendo anotações e registros individuais e coletivos;
· Avalie os pontos e serem retomados nas propostas de atividade.
· Compreensão, valorização da leitura e escrita.
· Dispor, ordenar e organizar a própria escrita de acordo com as convenções gráficas apropriadas;
· Compreender o uso da escrita com diferentes funções em diferentes gêneros;
· Produzir textos de cenas em quadrinhos coletivo e espontâneos.
· Produção coletiva (constuindo pequenos textos) do cotidiano do aluno;
· Práticas sugeridas pelo Guia do Alfabetizador;
· Utilizar outros suportes como: do livro didático, atividades mimeografadas e artes (dobraduras sugeridas do repasse das oficinas e jogos matemáticos)
· Sempre que produzirem textos.
· Combinar com a turma que somente sublinhe palavras que devem ser corrigidas (anotando seus erros);
· O aluno deverá voltar ao seu texto e fazer correção;
· Para estimular levar sempre as produções dos alunos para o mural, ser enviado a alguém ou colocado no caderno.
· Verificar participação de todos os alunos nos momentos de todas as atividades escritas.
DISCIPINA: LÍNGUA PORTUGUESA 1º BIMESTRE 2009 PROFESSOR (A) : SONALE; EUNICE; CRUZINHA CICLO: ALFABETIZAÇÃO ANO: 3º
EIXOS TEMÁTICOS
CAPACIDADES
PRÁTICAS
FREQUENCIA
AVALIAÇÃO
· Desenvolvimento da oralidade
· Participar das interações cotidianas em sala de aula;
: Escutando com atenção e compreensão;
: Respondendo as questões propostas pelo professor;
: Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor.
· Realizar as atividades sugeridas pelo Guia do Alfabetizador e a também livro didático adotado
· Usar a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a variedade lingüística adequada.
· Quando necessário
· Concomitantemente a todos os outros trabalhos realizados na alfabetização; a oralidade deve ser avaliada num processo contínuo, observando todas as situações e que ela se evidencie, e observar se o aluno... (no guia do alfabetizador)
· Leitura
· Desenvolver atividades e disposições favoráveis à leitura;
· Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
· Proporcionar ao aluno a ampliação das possibilidades de leitura e também o reconhecimento das funções e usos dos textos na sociedade.
· Selecionar práticas do Guia do Alfabetizador adequada à turma;
· É importante garantir, ainda, o contato com diversos suportes e gêneros textuais;
· Utilizar a biblioteca para manuseio, leitura e empréstimos de livros aos alunos. Propor o trabalho com portadores de textos autênticos organizados em ordem alfabética (dicionários, agendas, lista telefônica) e como estes portadores são utilizados na vida.
· Diária
· Observar o envolvimento, a sedução e apropriação pelo aluno dos gêneros propostos
· Leitura
· Inferir o sentido de uma palavra ou expressar de um texto
· Apresentar textos em que:
: Tempo ocorre a narrativa “quando”;
: Identificar assunto global do texto.
· Habilidade de identificar a finalidade de texto de gênero familiar, no caso de um cartão de felicitação de aniversário, de pequena extensão, produzido por uma criança.
· Propor momento de leitura (organizar o cronograma)
· Dispor-se a ler os escritos que organizam o cotidiano da escola (cartazes, avisos, circulares, murais, normas gerais da escola e outros).
· Semanal
· Criar instrumentos de avaliação, onde possa ao final de cada trabalho de Leitura, anotar as observações tanto da turma como cada um dos alunos (ficha de leitura).
· Avaliar, também as atividades que foram propostas e sua pertinência.
· Apropriação do sistema da escrita
· Participar de jogos para reconhecer unidades fonológicas como silabas, rimas, terminação de palavras.
· Propor jogos de silabas
: Composição e decomposição de sílaba de palavras na fala e na escrita;
: Bingo, texto lacunado, colocação de palavras em ordem alfabética.
·
·
· Apropriação do sistema de escrita
· Dominar as relações entre grafemas e fonemas (regularidades e irregularidades ortográficas);
: Analisar combinações, significativas constituídas por prefixos e sufixos;
: Analisar vários grafemas para um som (s, z, ss, ç, etc);
: Analisar letras L. R, depois de consoantes(encontros consonantais);
: Analisar letra L no final das palavras;
: Analisar os “casamentos” comuns (BR, Cr, gl, ar, or, ir, etc);
: Analisar pontuações, letra maiúscula;
: Analisar o tempo verbal do texto;
: Substituir palavras por sinônimos e antônimos;formar palavras novas à partir de outras.
· Trabalhar com todas sugeridas pelo Guia do Alfabetizador
· Desenvolver
: Oficinas de variações Lingüísticas do repasse no Módulo 2;
: Realizar atividades propostas pela professora do livro didático do aluno;
: Para ampliar mais o trabalho desenvolvido assistir DVD de alfabetização 1,2,3,4 e 5.
· Sempre que produzirem uma escrita sistêmica;
· Semanal.
· Investigar e oferecer novas oportunidades de aprendizagem e novas estratégias de ensino;
· Observar os avanços fazendo anotações e registros individuais e coletivos;
· Avalie os pontos e serem retomados nas propostas de atividade.
· Compreensão, valorização da leitura e escrita.
· Dispor, ordenar e organizar a própria escrita de acordo com as convenções gráficas apropriadas;
· Compreender o uso da escrita com diferentes funções em diferentes gêneros;
· Produzir textos de cenas em quadrinhos coletivo e espontâneos.
· Produção coletiva (constuindo pequenos textos) do cotidiano do aluno;
· Práticas sugeridas pelo Guia do Alfabetizador;
· Utilizar outros suportes como: do livro didático, atividades mimeografadas e artes (dobraduras sugeridas do repasse das oficinas e jogos matemáticos)
· Sempre que produzirem textos.
· Combinar com a turma que somente sublinhe palavras que devem ser corrigidas (anotando seus erros);
· O aluno deverá voltar ao seu texto e fazer correção;
· Para estimular levar sempre as produções dos alunos para o mural, ser enviado a alguém ou colocado no caderno.
· Verificar participação de todos os alunos nos momentos de todas as atividades escritas.
novos planejamentos
E. E. “DR. ALONSO MARQUES FERREIRA”
DISCIPINA: LÍNGUA PORTUGUESA 1º BIMESTRE 2009 PROFESSOR (A) : SONALE; EUNICE; CRUZINHA CICLO: ALFABETIZAÇÃO ANO: 3º
EIXOS TEMÁTICOS
CAPACIDADES
PRÁTICAS
FREQUENCIA
AVALIAÇÃO
· Desenvolvimento da oralidade
· Participar das interações cotidianas em sala de aula;
: Escutando com atenção e compreensão;
: Respondendo as questões propostas pelo professor;
: Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor.
· Realizar as atividades sugeridas pelo Guia do Alfabetizador e a também livro didático adotado
· Usar a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a variedade lingüística adequada.
· Quando necessário
· Concomitantemente a todos os outros trabalhos realizados na alfabetização; a oralidade deve ser avaliada num processo contínuo, observando todas as situações e que ela se evidencie, e observar se o aluno... (no guia do alfabetizador)
· Leitura
· Desenvolver atividades e disposições favoráveis à leitura;
· Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
· Proporcionar ao aluno a ampliação das possibilidades de leitura e também o reconhecimento das funções e usos dos textos na sociedade.
· Selecionar práticas do Guia do Alfabetizador adequada à turma;
· É importante garantir, ainda, o contato com diversos suportes e gêneros textuais;
· Utilizar a biblioteca para manuseio, leitura e empréstimos de livros aos alunos. Propor o trabalho com portadores de textos autênticos organizados em ordem alfabética (dicionários, agendas, lista telefônica) e como estes portadores são utilizados na vida.
· Diária
· Observar o envolvimento, a sedução e apropriação pelo aluno dos gêneros propostos
· Leitura
· Inferir o sentido de uma palavra ou expressar de um texto
· Apresentar textos em que:
: Tempo ocorre a narrativa “quando”;
: Identificar assunto global do texto.
· Habilidade de identificar a finalidade de texto de gênero familiar, no caso de um cartão de felicitação de aniversário, de pequena extensão, produzido por uma criança.
· Propor momento de leitura (organizar o cronograma)
· Dispor-se a ler os escritos que organizam o cotidiano da escola (cartazes, avisos, circulares, murais, normas gerais da escola e outros).
· Semanal
· Criar instrumentos de avaliação, onde possa ao final de cada trabalho de Leitura, anotar as observações tanto da turma como cada um dos alunos (ficha de leitura).
· Avaliar, também as atividades que foram propostas e sua pertinência.
· Apropriação do sistema da escrita
· Participar de jogos para reconhecer unidades fonológicas como silabas, rimas, terminação de palavras.
· Propor jogos de silabas
: Composição e decomposição de sílaba de palavras na fala e na escrita;
: Bingo, texto lacunado, colocação de palavras em ordem alfabética.
·
·
· Apropriação do sistema de escrita
· Dominar as relações entre grafemas e fonemas (regularidades e irregularidades ortográficas);
: Analisar combinações, significativas constituídas por prefixos e sufixos;
: Analisar vários grafemas para um som (s, z, ss, ç, etc);
: Analisar letras L. R, depois de consoantes(encontros consonantais);
: Analisar letra L no final das palavras;
: Analisar os “casamentos” comuns (BR, Cr, gl, ar, or, ir, etc);
: Analisar pontuações, letra maiúscula;
: Analisar o tempo verbal do texto;
: Substituir palavras por sinônimos e antônimos;formar palavras novas à partir de outras.
· Trabalhar com todas sugeridas pelo Guia do Alfabetizador
· Desenvolver
: Oficinas de variações Lingüísticas do repasse no Módulo 2;
: Realizar atividades propostas pela professora do livro didático do aluno;
: Para ampliar mais o trabalho desenvolvido assistir DVD de alfabetização 1,2,3,4 e 5.
· Sempre que produzirem uma escrita sistêmica;
· Semanal.
· Investigar e oferecer novas oportunidades de aprendizagem e novas estratégias de ensino;
· Observar os avanços fazendo anotações e registros individuais e coletivos;
· Avalie os pontos e serem retomados nas propostas de atividade.
· Compreensão, valorização da leitura e escrita.
· Dispor, ordenar e organizar a própria escrita de acordo com as convenções gráficas apropriadas;
· Compreender o uso da escrita com diferentes funções em diferentes gêneros;
· Produzir textos de cenas em quadrinhos coletivo e espontâneos.
· Produção coletiva (constuindo pequenos textos) do cotidiano do aluno;
· Práticas sugeridas pelo Guia do Alfabetizador;
· Utilizar outros suportes como: do livro didático, atividades mimeografadas e artes (dobraduras sugeridas do repasse das oficinas e jogos matemáticos)
· Sempre que produzirem textos.
· Combinar com a turma que somente sublinhe palavras que devem ser corrigidas (anotando seus erros);
· O aluno deverá voltar ao seu texto e fazer correção;
· Para estimular levar sempre as produções dos alunos para o mural, ser enviado a alguém ou colocado no caderno.
· Verificar participação de todos os alunos nos momentos de todas as atividades escritas.
DISCIPINA: LÍNGUA PORTUGUESA 1º BIMESTRE 2009 PROFESSOR (A) : SONALE; EUNICE; CRUZINHA CICLO: ALFABETIZAÇÃO ANO: 3º
EIXOS TEMÁTICOS
CAPACIDADES
PRÁTICAS
FREQUENCIA
AVALIAÇÃO
· Desenvolvimento da oralidade
· Participar das interações cotidianas em sala de aula;
: Escutando com atenção e compreensão;
: Respondendo as questões propostas pelo professor;
: Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor.
· Realizar as atividades sugeridas pelo Guia do Alfabetizador e a também livro didático adotado
· Usar a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a variedade lingüística adequada.
· Quando necessário
· Concomitantemente a todos os outros trabalhos realizados na alfabetização; a oralidade deve ser avaliada num processo contínuo, observando todas as situações e que ela se evidencie, e observar se o aluno... (no guia do alfabetizador)
· Leitura
· Desenvolver atividades e disposições favoráveis à leitura;
· Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
· Proporcionar ao aluno a ampliação das possibilidades de leitura e também o reconhecimento das funções e usos dos textos na sociedade.
· Selecionar práticas do Guia do Alfabetizador adequada à turma;
· É importante garantir, ainda, o contato com diversos suportes e gêneros textuais;
· Utilizar a biblioteca para manuseio, leitura e empréstimos de livros aos alunos. Propor o trabalho com portadores de textos autênticos organizados em ordem alfabética (dicionários, agendas, lista telefônica) e como estes portadores são utilizados na vida.
· Diária
· Observar o envolvimento, a sedução e apropriação pelo aluno dos gêneros propostos
· Leitura
· Inferir o sentido de uma palavra ou expressar de um texto
· Apresentar textos em que:
: Tempo ocorre a narrativa “quando”;
: Identificar assunto global do texto.
· Habilidade de identificar a finalidade de texto de gênero familiar, no caso de um cartão de felicitação de aniversário, de pequena extensão, produzido por uma criança.
· Propor momento de leitura (organizar o cronograma)
· Dispor-se a ler os escritos que organizam o cotidiano da escola (cartazes, avisos, circulares, murais, normas gerais da escola e outros).
· Semanal
· Criar instrumentos de avaliação, onde possa ao final de cada trabalho de Leitura, anotar as observações tanto da turma como cada um dos alunos (ficha de leitura).
· Avaliar, também as atividades que foram propostas e sua pertinência.
· Apropriação do sistema da escrita
· Participar de jogos para reconhecer unidades fonológicas como silabas, rimas, terminação de palavras.
· Propor jogos de silabas
: Composição e decomposição de sílaba de palavras na fala e na escrita;
: Bingo, texto lacunado, colocação de palavras em ordem alfabética.
·
·
· Apropriação do sistema de escrita
· Dominar as relações entre grafemas e fonemas (regularidades e irregularidades ortográficas);
: Analisar combinações, significativas constituídas por prefixos e sufixos;
: Analisar vários grafemas para um som (s, z, ss, ç, etc);
: Analisar letras L. R, depois de consoantes(encontros consonantais);
: Analisar letra L no final das palavras;
: Analisar os “casamentos” comuns (BR, Cr, gl, ar, or, ir, etc);
: Analisar pontuações, letra maiúscula;
: Analisar o tempo verbal do texto;
: Substituir palavras por sinônimos e antônimos;formar palavras novas à partir de outras.
· Trabalhar com todas sugeridas pelo Guia do Alfabetizador
· Desenvolver
: Oficinas de variações Lingüísticas do repasse no Módulo 2;
: Realizar atividades propostas pela professora do livro didático do aluno;
: Para ampliar mais o trabalho desenvolvido assistir DVD de alfabetização 1,2,3,4 e 5.
· Sempre que produzirem uma escrita sistêmica;
· Semanal.
· Investigar e oferecer novas oportunidades de aprendizagem e novas estratégias de ensino;
· Observar os avanços fazendo anotações e registros individuais e coletivos;
· Avalie os pontos e serem retomados nas propostas de atividade.
· Compreensão, valorização da leitura e escrita.
· Dispor, ordenar e organizar a própria escrita de acordo com as convenções gráficas apropriadas;
· Compreender o uso da escrita com diferentes funções em diferentes gêneros;
· Produzir textos de cenas em quadrinhos coletivo e espontâneos.
· Produção coletiva (constuindo pequenos textos) do cotidiano do aluno;
· Práticas sugeridas pelo Guia do Alfabetizador;
· Utilizar outros suportes como: do livro didático, atividades mimeografadas e artes (dobraduras sugeridas do repasse das oficinas e jogos matemáticos)
· Sempre que produzirem textos.
· Combinar com a turma que somente sublinhe palavras que devem ser corrigidas (anotando seus erros);
· O aluno deverá voltar ao seu texto e fazer correção;
· Para estimular levar sempre as produções dos alunos para o mural, ser enviado a alguém ou colocado no caderno.
· Verificar participação de todos os alunos nos momentos de todas as atividades escritas.
Assinar:
Postagens (Atom)