BEM VINDOS AO MEU BLOG!!!!

IDEIAS MIL BLOGSPOT

ATIVIDADES ESCANEADAS, PLANEJAMENTOS, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ARTESANATOS, DESENHOS E OUTRAS IDEIAS.









BEM VINDOS AO MEU BLOG!!!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

DISCIPINA: CIÊNCIAS 1º BIMESTRE 2009 PROFESSOR (A) : SONALE; EUNICE; CRUZINHA CICLO: ALFABETIZAÇÃO ANO: 3º



EIXOS TEMÁTICOS CAPACIDADES PRÁTICAS FREQUENCIA AVALIAÇÃO

• Dia e Noite • Compreender a sucessão de dias e noites como conseqüência do movimento de rotação da Terra;

• Perceber a variedade de atividades desenvolvidas pelo ser humano durante o dia e durante a noite. • Texto informativo;

• Promover discussão entre os alunos a respeito da passagem do tempo;

• Mostrar o planetário para os alunos orientando-os no movimento de rotação da Terra;

• Semanal • Observar o movimento do aluno em relação ao alcance das capacidades estabelecidas e validar as estratégias adotadas.

• Os conteúdos de iniciação às Ciências serão trabalhados articulados ao processo de alfabetização e letramento

• Eclipse • Compreender o eclipse como um fenômeno natural, que ocorre de tempos em tempos • Entrevista com pessoas que tenham observado um eclipse do sol ou da lua;

• Montar com a classe um painel informativo. • Semanal • Observar o movimento do aluno em relação ao alcance das capacidades estabelecidas e validar as estratégias adotadas.

• Os conteúdos de iniciação às Ciências serão trabalhados articulados ao processo de alfabetização e letramento



• As marés • Compreender que a ação gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra, associada ao movimento de rotação desses corpos celestes, produz os movimentos periódicos nos mares e oceanos • Texto informativo e interpretação;

• Cantar o refrão da música “Caranguejo não é Peixe”;

• Trazer fotos, passeios realizados em regiões que tem mar e outras atividades do livro de Ciências. • Semanal • Observar o movimento do aluno em relação ao alcance das capacidades estabelecidas e validar as estratégias adotadas.

• Os conteúdos de iniciação às Ciências serão trabalhados articulados ao processo de alfabetização e letramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário