BEM VINDOS AO MEU BLOG!!!!

IDEIAS MIL BLOGSPOT

ATIVIDADES ESCANEADAS, PLANEJAMENTOS, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ARTESANATOS, DESENHOS E OUTRAS IDEIAS.









BEM VINDOS AO MEU BLOG!!!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

VERGONHA PARA O BRASIL!



Veja foto do professor da UFMA que é acusado de práticas de racismo contra aluno nigeriano


Publicado em 1 de julho de 2011 por John Cutrim

Por Jully Camilo (JP)

O aluno nigeriano Nuhu Ayuba, de 21 anos, estudante do primeiro período do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), declarou ao Jornal Pequeno, na manhã de hoje (1º), que já há algum tempo vem sendo vítima de racismo por parte de um professor do curso.

O estudante revelou que o professor responsável por ministrar a disciplina de Cálculo Vetorial, Cloves Saraiva, o tem humilhando sistematicamente na frente de todos os alunos da turma, com frases do tipo “Somos de mundos diferentes”; “Aqui é diferente da África, somos civilizados”; “Com quantas onças você já brigou na África?”, entre outras expressões.





Professor Cloves e o aluno nigeriano Nuhu Ayuba. Foto: G. Ferreira

Em decorrência desse suposto comportamento racista do professor, colegas de turma de Nuhu elaboraram um abaixo-assinado (veja aqui), que foi divulgado na internet e já está com a reitoria da Ufma. Segundo o relato dos alunos, por mais de uma vez o professor interpelou Nuhu afirmando que o mesmo deveria “voltar à África” e “clarear a sua cor”. Noutro caso, o professor faz chacota com a pronúncia do nome do aluno relacionando com o palavrão “no cu”.


Nuhu Ayuba contou ao JP que está em São Luís há três meses. Ele veio para o Brasil por meio do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G), administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação, em parceria com instituições de Ensino Superior em todo o país. (Veja a matéria completa na edição de amanhã (2) do JP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário